segunda-feira, 18 de julho de 2011

Raid XO do Centro ao Ocidente


A Horizontes levou a cabo a primeira edição do Raid XO. Um raid de BTT constituído por 3 etapas que ligaram Proença-a-Nova ao Cabo da Roca com um total de 350km e que podia ser disputado em equipas de dois elementos ou individualmente. Os participantes teriam que seguir o trajecto proposto pela organização apenas com recurso a aparelhos GPS e em autonomia. A prova começou no dia 10 de Junho com a primeira etapa a fazer a ligação entre Proença-a-Nova e Alcanena com passagem por Tomar, uma etapa muito difícil devido a sua extensão (132km) e desnível acumulado de subidas. No segundo dia a partida situava-se em Alcanena e o objectivo era chegar a Peniche, o vento de frente foi o maior obstáculo nos 108km da etapa. No terceiro e ultimo dia os atletas percorriam 105km de Peniche ao Cabo da Roca numa etapa com excelentes paisagens e o mar sempre a vista. Os quatro atletas da Casa do Benfica em Tomar participaram na prova formando duas equipas de dois elementos. David Ramalhete e Joel Graça formaram a equipa Casa do Benfica em Tomar/Rocky Mountain, Rui Martins e Vitor Campos fizeram a outra dupla com o nome Casa do Benfica em Tomar/Rocky Mountain II.


 As duas equipas tiveram problemas na primeira etapa, a equipa I perdeu alguns minutos por causa de uma corrente partida e terminou a primeira etapa no 4º lugar a … minutos do pódio. A equipa II teve dois furos logo nos primeiros quilómetros e teve que fazer uma primeira etapa de traz para a frente, recuperaram muitas posições e acabaram o primeiro dia na … posição. Na segunda etapa a equipa I tentou ganhar alguns minutos para subir ao pódio rolando toda a etapa com a dupla que na altura ocupava a 2ª posição mas um erro de navegação fez com que apenas tivessem conseguido retirar 10 segundos aos seus concorrentes mais diretos.
 A dupla de Rui Martins e Vitor Campos continuou o seu trabalho de recuperação e subiu ao 5º lugar da classificação das duplas.
A partida para derradeira etapa os vencedores das classificações de duplas e solos estavam encontrados e assim o ritmo foi mais constante o que fez com que os primeiros quilómetros se percorressem em pelotão. Com a ajuda da equipa II a dupla de David Ramalhete e Joel Graça lançou um ataque no último quarto da etapa para conquistar um lugar no pódio, o resultado foi a vitória na Etapa para David e Joel e o terceiro lugar final por terem conseguido recuperar 14 minutos para a equipa que ocupava o 2º Lugar, o tempo final da dupla foi 17h33m17s. A equipa II de Vitor Campos e Rui Martins finalizou a prova no 5º lugar gastando 18h20m26s. A dupla vencedora constituída por René caseiro e pelo tomarense e ex-CBT Ricardo Carvalho completou as 3 etapas em 16h49m08s. A classificação individual foi ganha por Marco Almeida com o tempo total de 16h09m21s.    


Fotos: Pedro Antunes - Horizontes

Sem comentários:

Enviar um comentário