quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Portugal Open XCR 4# Santarém

Santarém corou os reis da resitencia!

A cidade de Santarém recebeu a última etapa do troféu. A Horizontes preparou um percurso com pouco mais de 6km de extensão, um circuito rápido e pouco técnico com apenas um ponto crítico, uma descida perigosa onde um pequeno deslize poderia deitar tudo a perder. Durante o dia o calor foi um dos adversários, de noite as temperaturas caíram e os atletas tiveram que recorrer aos casacos e afins para enfrentar o frio.



As 12 horas do dia 8 de Outubro foi dada a partida para todas as categorias em disputa.



As 6 horas são a primeira prova a ter fim. Tudo estava em aberto na classificação geral. Pedro Ruivo era o favorito mas qualquer azar lhe poderia retirar a vitória. David Ramalhete entrou para esta prova em segundo a espera de um deslize de Pedro Ruivo mas tal não veio a acontecer. Rui Martins estava no 3º posto já com uma diferença maior para os primeiros e tentava nesta prova segurar o pódio!

 

Desde inicio Pedro Ruivo liderou, teve a companhia de David Ramalhete nas primeiras voltas mas o ritmo foi demasiado forte e o atleta da nossa equipa acabou por descolar conquistando ainda assim o 2º lugar. Logo atrás vinha Rui Martins rodava na terceira posição lugar que iria manter até ao fim.



Na classificação final ficou tudo na mesma. Pedro Ruivo foi o campeão das 6 horas com o segundo e terceiro postos ocupados pelos nossos atletas David Ramalhete e Rui Martins.

 

Nas 12 horas estava acesa a luta pela vitória. Joel Graça entrava para esta prova na frente da classificação mas com escassa vantagem. Para sair vencedor teria que evitar a vitória de Sérgio Saldanha que em caso de empate pontual tinha a vantagem no critério de desempate (distancia percorrida).

Nas primeiras horas rodaram os dois juntos mas Sergio acabou por descolar e manter um ritmo forte por largas horas ganhando assim uma vantagem irrecuperável para Joel. Perto das oito horas de prova Sérgio fez a dobragem ao nosso atleta que logo após terminou a sua prova evidenciando muita fadiga acumulada. Joel acabou esta prova no 5º posto, a desistência não traria consequências a esse nível pois já se sabia que se não conseguisse a vitória o segundo lugar no troféu estaria assegurado. Sérgio Saldanha demonstrou estar muito forte neste final de época sendo premiado com o titulo das 12h devido a sua regularidade.



Nas 24 sabia-se que seria difícil roubar o título a Bruno Gomes que revelou grande nível nas 4 provas. Josué Duarte e o nosso Vitor Campos estavam na perseguição mas tinham que se acautelar com Humberto Luís que espreitava o pódio. Este ultimo acabou por não conseguir lutar pelo pódio devido a uma lesão que o impediu de treinar nas semanas que antecederam a prova, assim sendo, Vitor Campos percebeu que chegar ao 2º lugar era quase impossível mas por outro lado também já teria o 3º assegurado e assim acabou por encostar a meio da noite. Bruno Gomes foi o Vencedor com mais duas voltas que Domingos Ladislau que extra torneio se intrometeu nesta luta. Josué Duarte ficou com o 3º posto nesta prova e consequente 2º no troféu.




Fotos oficiais – Pedro Antunes www.pedro-antunes.com

Classificações: www.siim.pt/btt/santarem2011



De notar que a Casa do Benfica em Tomar esteve em evidencia neste torneio ao conquistar lugares em todos os pódios das categorias a solo.





1 comentário:

  1. Hi, Nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back.

    Thanks!

    Mandie Hayes
    mandie.hayes10@gmail.com

    ResponderEliminar