terça-feira, 2 de agosto de 2011

Portugal Open XCR 3# Proença a Nova

Sucesso! Esta é a palavra que melhor espelha a prestação dos nossos atletas nesta prova!

A terceira prova do troféu de ultra resistência Portugal Open XCR organizado pela Horizontes teve como palco a vila de Proença-a-Nova. Cerca de 130 corajosos atletas enfrentaram as dificuldades que foram surgindo. O traçado tinha uma extensão total de 9300 metros, um desnível positivo de 264 metros e muitas parecenças com um circuito de puro cross-country, grande parte do percurso era em "single track", subidas duras e descidas que exigiam técnica e atenção, algumas zonas pareciam feitas a medida dos guiadores. A zona do "padock" estava montada no Parque Urbano Comendador João Martins e tinha de tudo um pouco, desde tendas, toldos das equipas, pequenos stands de vendas de componentes e suplementos energéticos, bancadas com o abastecimento cedido pela organização e a panóplia de monitores que as cronometragens SIIM põem á disposição dos atletas, seus assistentes e até mesmo o publico, todos os dados relativos a tempos e voltas estão há distância de um "clique".

O frenesim de preparativos começou bem cedo e a partida ocorreu a hora marcada, 12:00, e todos no trilho. O calor foi um grande obstáculo durante a tarde e manhã seguinte para os atletas das 24 horas. Muitos dos atletas sofreram de desidratação e foram obrigados a parar, só os mais resistentes e cuidadosos com a alimentação e hidratação conseguiram pedalar durante toda a prova.

No que diz respeito aos nossos representantes tivemos os 4 atletas em prova. David Ramalhete e Rui Martins nas 6 horas, Joel Graça nas 12 horas e Vítor Campos enfrentou mais uma vez as 24 Horas.

Nas 6 horas cedo se percebeu que em condições normais seria difícil roubar a primeira posição a Pedro Ruivo, este acabou por vencer com 12 passagens pela meta em 6:06:51. O nosso David também encontrou desde as primeiras voltas o seu lugar, com um ritmo forte foi ganhando distancia para o terceiro classificado e no fim pôde gerir o facto de dar mais uma volta ao circuito ou ficar como estava, assim obteve o 2º lugar com menos uma volta que o vencedor no tempo de 5:52:23. Rui Martins foi um dos atletas que sofreram de problemas físicos devido ao calor e depois de uma paragem para se recompor voltou em força ao circuito e conseguiu completar 9 voltas ao percurso terminando assim no 6º posto. Na classificação geral desta disciplina o primeiro lugar pertence ao vencedor desta prova, as 2ª e 3ª posições pertencem agora aos nossos dois atletas David e Rui respectivamente.


As 12 horas foram bastante emotivas principalmente no que disse respeito ao vencedor. Vítor Gomes que estava na luta pelo troféu foi obrigado a desistir nas primeiras voltas devido a uma lesão que já trazia da semana anterior. Sérgio Saldanha foi o primeiro líder mas foi alcançado por Joel Graça na segunda volta. Quando pedalavam juntos Joel teve um problema mecânico que o obrigou a parar. Depois do problema resolvido o nosso representante forçou o ritmo por forma a recuperar o tempo perdido e antes das 4 horas conseguiu colocar-se na liderança. Até ao cair da noite a prova esteve calma, com as distancias a manterem-se tudo parecia decidido, no entanto, Sérgio Saldanha ainda teria uma palavra a dizer, a sua ponta final é naturalmente forte e decidiu atacar. Com tempos por volta muito perto dos registos das primeiras voltas conseguiu diminuir a diferença e pressionar assim o tomarense que foi obrigado a aumentar o ritmo. Esse aumento de ritmo trouxe alguns problemas ao nosso atleta, depois de mais de 10 horas a pedalar o cansaço acumulado é enorme e os erros surgem mais facilmente. Um engano no percurso, uma saída do trilho e uma problema mecânico fizeram com que o aumento de ritmo não surtisse efeito na consolidação da liderança e o atleta da SIS-Binaclinica/Freebike/Fullwear Sérgio Saldanha acabou por alcançar Joel Graça já na última volta. Momentos emocionantes foram vividos, com os dois protagonistas já no limite das suas capacidades. A vitória acabou por sorrir á Casa do Benfica em Tomar com Joel Graça a ser o mais forte na fase final e a completar 20 voltas em 12:16:08 com menos 23 segundos que Sérgio Saldanha. O terceiro posto foi para Bruno Anjos da Move Free com 17 voltas. Na geral do torneio tudo está em aberto. Joel lidera com 20 pontos de vantagem do segundo classificado desta prova.

A prova rainha, 24 horas também ficou com a marca CBT. Vítor Campos iniciou a prova com as cautelas que este tipo de competição exige e ao cair da noite rodava a fechar o top 10. A noite trouxe mexidas e como normalmente acontece foi a altura da prova em que tudo se começou a definir. Um ritmo constante e paragens curtas foram a receita para a subida ao segundo lugar, lugar esse que foi mantido até ao final da prova. Bruno Gomes mostrou mais uma vez o seu excelente momento de forma e voltou a vencer com 35 voltas ao traçado. Vítor Campos completou 33, mais uma que o terceiro classificado Humberto Luís da equipa ARN/Rocky Mountain/Moto3Tempos. A classificação geral é liderada por Bruno Gomes mas qualquer dos 5 primeiros tem ainda hipótese de vencer o troféu.

Os Números:

4 Atletas CBT

Vítor Campos - 298km - 8712 metros de desnível acumulado de subidas.

Joel Graça - 180km - 5280 metros de desnível acumulado de subidas.

David Ramalhete - 99km - 2904 metros de desnível acumulado de subidas.

Rui Martins - 81km - 2376 metros de desnível acumulado de subidas.


Aproveitamos para agradecer a todos os nossos patrocinadores. Sem eles nada disto seria possivel.

1 comentário:

  1. Tal como disse,depois da tempestade vem a bonança e após a última prova do PT Open e nomeadamente o 'Oh Meu Deus' Trail Bike não terem corrido bem por diversos factores,entre os quais 2 quedas,esta etapa do PT Open veio demonstrar a grande equipa que somos.Parabéns a todos

    ResponderEliminar