segunda-feira, 18 de julho de 2011

Oh Meu Deus Bike Trail

Oh Meu Deus Bike Trail

Este foi mais um desafio lançado pela Horizontes, uma prova de ultra resistência que teve como palco a Serra da Estrela. O objectivo para os mais corajosos era completar um percurso com extensão total de 185km e mais de 6000mt de desnível acumulado de subidas. A prova teve como base a cidade de Manteigas. Puseram-se a prova 27 atletas a solo e 3 duplas.

No que diz respeito a Nossa equipa, estavam inscritos Joel Graça e Vitor Campos que iriam formar dupla, no entanto, no ultimo treino antes da prova Joel Graça teve um acidente que o levou ao Hospital e assim inviabilizou a participação da dupla. Vitor Campos acabou por enfrentar a Serra a solo mas acabaria por não ter sorte, pouco depois da barreira dos 100km foi vitima de uma queda que apesar de não ter tido consequências físicas de maior não lhe permitiu continuar em prova pois o guiador da sua bicicleta ficou partido.

Na classificação individual a vitória coube a Pedro Ruivo, René Caseiro e Ricardo Esteves que cortaram a meta juntos com o tempo de 12h19m21s. Dos 27 atletas a partida 17 concluíram o desafio dentro do tempo limite. Nas duplas apenas a dupla TOC/Termas de São Pedro do Sul constituída por David Costa e Jorge Pimentel concluíram o traçado gastando 13h00m04s.

Em simultâneo decorreu a Maratona com um traçado de 102km e mais de 3000mt de desnível acumulado. Na Classificação feminina Clara Lopes do Clube BTT Lisboa saiu vencedora. Vitório Fateixa(Martingança BTT Team) arrebatou a vitória nos masculinos.
Fotos: Pedro Antunes - Horizontes

Raid XO do Centro ao Ocidente


A Horizontes levou a cabo a primeira edição do Raid XO. Um raid de BTT constituído por 3 etapas que ligaram Proença-a-Nova ao Cabo da Roca com um total de 350km e que podia ser disputado em equipas de dois elementos ou individualmente. Os participantes teriam que seguir o trajecto proposto pela organização apenas com recurso a aparelhos GPS e em autonomia. A prova começou no dia 10 de Junho com a primeira etapa a fazer a ligação entre Proença-a-Nova e Alcanena com passagem por Tomar, uma etapa muito difícil devido a sua extensão (132km) e desnível acumulado de subidas. No segundo dia a partida situava-se em Alcanena e o objectivo era chegar a Peniche, o vento de frente foi o maior obstáculo nos 108km da etapa. No terceiro e ultimo dia os atletas percorriam 105km de Peniche ao Cabo da Roca numa etapa com excelentes paisagens e o mar sempre a vista. Os quatro atletas da Casa do Benfica em Tomar participaram na prova formando duas equipas de dois elementos. David Ramalhete e Joel Graça formaram a equipa Casa do Benfica em Tomar/Rocky Mountain, Rui Martins e Vitor Campos fizeram a outra dupla com o nome Casa do Benfica em Tomar/Rocky Mountain II.


 As duas equipas tiveram problemas na primeira etapa, a equipa I perdeu alguns minutos por causa de uma corrente partida e terminou a primeira etapa no 4º lugar a … minutos do pódio. A equipa II teve dois furos logo nos primeiros quilómetros e teve que fazer uma primeira etapa de traz para a frente, recuperaram muitas posições e acabaram o primeiro dia na … posição. Na segunda etapa a equipa I tentou ganhar alguns minutos para subir ao pódio rolando toda a etapa com a dupla que na altura ocupava a 2ª posição mas um erro de navegação fez com que apenas tivessem conseguido retirar 10 segundos aos seus concorrentes mais diretos.
 A dupla de Rui Martins e Vitor Campos continuou o seu trabalho de recuperação e subiu ao 5º lugar da classificação das duplas.
A partida para derradeira etapa os vencedores das classificações de duplas e solos estavam encontrados e assim o ritmo foi mais constante o que fez com que os primeiros quilómetros se percorressem em pelotão. Com a ajuda da equipa II a dupla de David Ramalhete e Joel Graça lançou um ataque no último quarto da etapa para conquistar um lugar no pódio, o resultado foi a vitória na Etapa para David e Joel e o terceiro lugar final por terem conseguido recuperar 14 minutos para a equipa que ocupava o 2º Lugar, o tempo final da dupla foi 17h33m17s. A equipa II de Vitor Campos e Rui Martins finalizou a prova no 5º lugar gastando 18h20m26s. A dupla vencedora constituída por René caseiro e pelo tomarense e ex-CBT Ricardo Carvalho completou as 3 etapas em 16h49m08s. A classificação individual foi ganha por Marco Almeida com o tempo total de 16h09m21s.    


Fotos: Pedro Antunes - Horizontes